Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife, 23 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: DIRETORIA GERAL E ACADÊMICA DA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA-UAST (11.01.43)
Código: EDUC5042
Nome: METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA L
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: EMENTA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONHECIMENTO DO SENSO COMUM VERSUS CONHECIMENTO CIENTÍFICO. BASES EPISTEMOLÓGICAS DO ENSINO DE QUÍMICA. MÉTODOS DE ENSINO APLICADOS AO ENSINO DE QUÍMICA. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: BÁSICA: CHALMERS, A. F. O QUE É CIÊNCIAS AFINAL? SP., BRASILIENSE, 1995. DRIVER, R E BELL, B. O PENSAMENTO DOS ESTUDANTES E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA VISÃO CONSTRUTIVISTA. SCHOOL SCIENCE REVIEW, VOL. 67, PP. 443-456, 1986. (TRADUÇÃO) ALVES, R.- 1933. FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTRODUÇÃO AO JOGO E A SUAS REGRAS. 12.ED. SÃO PAULO, SP: LOYOLA, 2007. 223P. (LEITURAS FILOSÓFICAS) ISBN 9788515019694 (BROCH.). COMPLEMENTAR: FEIJÓ, R. L. C. METODOLOGIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APLICAÇÃO NA TEORIA SOCIAL E ESTUDO DE CASO. SÃO PAULO, SP: ATLAS, 2003. 172 P. ISBN 8522434255 (BROCH.) CAPRA, F. O PONTO DE MUTAÇÃO. SÃO PAULO, SP: CULTRIX, 1982. 447 P. ISBN 9788531603099 (BROCH.). CALUZI, J. J.; RECENA, MARIA CELINA PIAZZI E ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS. ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA VI. VERSÃO PARA E-BOOK. DISPONIVEL EM: HTTP://WWW.CULTURAACADEMICA.COM.BR/CATALOGO-DETALHE.ASP?CTL_ID=177 MORIN, E. CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA. RIO DE JANEIRO: BERTRAND BRASIL, 2008. 344P. ISBN 9788528605792 SIMÕES NETO, J. E. ABORDANDO O CONCEITO DE ISOMERIA POR MEIO DE SITUAÇÃO- PROBLEMA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. 2009. 120 F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO) - UFRPE, RECIFE, 2009.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( EDUC5059 ) ) ATIVO 01/03/2018
( ( EDUC5059 ) ) INATIVO 15/06/2022 02/03/2024
Equivalência(s) Específica(s)
Equivalências Específicas Matriz Curricular Currículo Início da Vigência Fim da Vigência
( EDUC5005 ) LICENCIATURA EM QUÍMICA - UAST - SERRA TALHADA - LICENCIATURA - Presencial - N LPQ001 - 2013.2 2005.2
Expressões específicas de currículo cadastradas para este componente
Currículo Expressão Tipo Início da Vigência Fim da Vigência
LICENCIATURA EM QUÍMICA - UAST - SERRA TALHADA - LICENCIATURA - Presencial - N - 2020.1 - LPQ002 ( EDUC5004 ) Pré-Requisito 2020.1 .
LICENCIATURA EM QUÍMICA - UAST - SERRA TALHADA - LICENCIATURA - Presencial - N - 2013.2 - LPQ001 ( EDUC5040 E EDUC5041 E QUIM5033 E QUIM5034 ) Pré-Requisito 2013.2 .
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
LPQ001 2013.2 LICENCIATURA EM QUÍMICA - UAST - SERRA TALHADA - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 6 Não

SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss04.producao-jboss04 v4.17.3-1