Ementa/Descrição: |
EMENTA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONHECIMENTO DO SENSO COMUM VERSUS
CONHECIMENTO CIENTÍFICO. BASES EPISTEMOLÓGICAS DO ENSINO DE QUÍMICA. MÉTODOS DE ENSINO
APLICADOS AO ENSINO DE QUÍMICA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BÁSICA:
CHALMERS, A. F. O QUE É CIÊNCIAS AFINAL? SP., BRASILIENSE, 1995.
DRIVER, R E BELL, B. O PENSAMENTO DOS ESTUDANTES E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA
VISÃO CONSTRUTIVISTA. SCHOOL SCIENCE REVIEW, VOL. 67, PP. 443-456, 1986. (TRADUÇÃO)
ALVES, R.- 1933. FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTRODUÇÃO AO JOGO E A SUAS REGRAS. 12.ED. SÃO PAULO,
SP: LOYOLA, 2007. 223P. (LEITURAS FILOSÓFICAS) ISBN 9788515019694 (BROCH.).
COMPLEMENTAR:
FEIJÓ, R. L. C. METODOLOGIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APLICAÇÃO NA TEORIA SOCIAL E ESTUDO DE
CASO. SÃO PAULO, SP: ATLAS, 2003. 172 P. ISBN 8522434255 (BROCH.)
CAPRA, F. O PONTO DE MUTAÇÃO. SÃO PAULO, SP: CULTRIX, 1982. 447 P. ISBN 9788531603099
(BROCH.).
CALUZI, J. J.; RECENA, MARIA CELINA PIAZZI E ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS. ENSINO
DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA VI. VERSÃO PARA E-BOOK. DISPONIVEL EM:
HTTP://WWW.CULTURAACADEMICA.COM.BR/CATALOGO-DETALHE.ASP?CTL_ID=177
MORIN, E. CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA. RIO DE JANEIRO: BERTRAND BRASIL, 2008. 344P. ISBN
9788528605792
SIMÕES NETO, J. E. ABORDANDO O CONCEITO DE ISOMERIA POR MEIO DE SITUAÇÃO- PROBLEMA NO
ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. 2009. 120 F. DISSERTAÇÃO (MESTRADO) - UFRPE, RECIFE, 2009. |