Referências: |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica
das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências.
Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências.
Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências.
CONTEÚDOS
- Tecnologias Digitais no Ensino das Ciências
- Metodologias de pesquisa na Web 2.0
- Metodologias Ativas no Ensino das Ciências
- Aprendizagem Tecnológica Ativa (Peer InstrucTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica
das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências.
Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências.
Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências.
CONTEÚDOS
- Tecnologias Digitais no Ensino das Ciências
- Metodologias de pesquisa na Web 2.0
- Metodologias Ativas no Ensino das Ciências
- Aprendizagem Tecnológica Ativa (Peer InstrucTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica
das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências.
Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências.
Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências.
CONTEÚDOS
- Tecnologias Digitais no Ensino das Ciências
- Metodologias de pesquisa na Web 2.0
- Metodologias Ativas no Ensino das Ciências
- Aprendizagem Tecnológica Ativa (Peer Instruction, Design Thinking, Just-in-Time-Teacher, Gamificação etc.)
- Ensino Híbrido
- Aprendizagem Invertida
- Aprendizagem Móvel
- Aprendizagem Maker
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.
Porto Alegre: Penso, 2018.
BATES, A.W. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da
comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto
Alegre: Penso, 2015.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.
MARTÍN, A. P. Flipped learning: aplicar el modelo de aprendizaje inverso. Madrid: Narcea, 2017.
MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015.
MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. (Org.). Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem. Penso, 2020 |