Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DAS CIÊNCIAS-PRPG (11.01.29.17.37)
Código: PGEC7370
Nome: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências. Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências. Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências.
Referências: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências. Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências. Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências. CONTEÚDOS - Tecnologias Digitais no Ensino das Ciências - Metodologias de pesquisa na Web 2.0 - Metodologias Ativas no Ensino das Ciências - Aprendizagem Tecnológica Ativa (Peer InstrucTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências. Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências. Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências. CONTEÚDOS - Tecnologias Digitais no Ensino das Ciências - Metodologias de pesquisa na Web 2.0 - Metodologias Ativas no Ensino das Ciências - Aprendizagem Tecnológica Ativa (Peer InstrucTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o Ensino das Ciências. Abordagens teórica-metodológica das TDIC no Ensino das Ciências. Metodologias Ativas. Aprendizagem Tecnológica Ativa no Ensino das Ciências. Metodologias Hibridas. Games e Gamificação no Ensino das Ciências. Recursos Didáticos Digitais no Ensino das Ciências. Aprendizagem Móvel e o ensino das Ciências. CONTEÚDOS - Tecnologias Digitais no Ensino das Ciências - Metodologias de pesquisa na Web 2.0 - Metodologias Ativas no Ensino das Ciências - Aprendizagem Tecnológica Ativa (Peer Instruction, Design Thinking, Just-in-Time-Teacher, Gamificação etc.) - Ensino Híbrido - Aprendizagem Invertida - Aprendizagem Móvel - Aprendizagem Maker BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BATES, A.W. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016. COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016. HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015. LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015. MARTÍN, A. P. Flipped learning: aplicar el modelo de aprendizaje inverso. Madrid: Narcea, 2017. MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Penso Editora, 2015. MEIRA, L.; BLIKSTEIN, P. (Org.). Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem. Penso, 2020

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