Ementa/Descrição: |
EMENTA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS ACERCA DA DIDÁTICA, PERMITINDO A ORGANIZAÇÃO E
SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO. A DIDÁTICA COMO CIÊNCIA. A PEDAGOGIA DE COMENIUS, ROUSEAU,
FREINET, DEWEY, MONTESSOURI E PAULO FREIRE. PAPEL DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. CURRÍCULO E
GESTÃO ESCOLAR. PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BÁSICA:
LIBANEO, J. C. DIDÁTICA. 1 ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 1994.
FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S.C.; FRANÇA, M.. S. L. M..
DIDÁTICA E DOCÊNCIA: APRENDENDO A PROFISSÃO. 3. ED. BRASÍLIA: LIBER, 2011. (FORMAR.) ISBN
9788598843759 (BROCH.).
COMENIUS, J. A DIDÁTICA MAGNA. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTEGULBENKIAN, 1987. VERSÃO PARA
E-BOOK. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.EBOOKSBRASIL.ORG/ADOBEEBOOK/DIDATICAMAGNA.PDF
COMPLEMENTAR:
FREIRE, P. PEDAGOGIA DO OPRIMIDO. 47. ED. SÃO PAULO, SP: PAZ E TERRA, 2008. 213P. ISBN
9788577530168 (BROCH.).
ROUSSEAU, J.J EMÍLIO, OU DA EDUCAÇÃO. 1762. VERSÃO PARA E-BOOK. DISPONÍVEL EM:
HTTP://WWW.ZONAESTUDIO.COM.AR/ROUSSEAUEMILIO.PDF
ALVES, R. CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE ENSINAR. 10 ED. SÃO PAULO: PAPIRUS, 2008.
SCHNETZLER, R. P.; SANTOS, W. LUIZ P. EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: COMPROMISSO COM A
CIDADANIA. 3. ED.IJUI, RS: ED. UNIJUÍ, 2003. 144 P. (EDUCAÇÃO EM QUÍMICA) ISBN
8585866810 (BROCH.).
LIBÂNEO, J. C. DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA. SP., ED. LOYOLA, 1988.
4º |