Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife, 04 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA-PRPG (11.01.29.17.36)
Código: PHIS7396
Nome: HISTÓRIA, ENSINO E INFÂNCIAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A produção do conhecimento historiográfico do campo das infâncias destacando sua relação com o Ensino de História. Debater como vem sendo produzido o conceito de crianças, adolescentes e infância.
Referências: ASSIS, G. O. Os indesejados do século XXI: crianças desacompanhadas detidas na fronteira México-EUA. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 36, p. e0302, 2022. DOI: 10.5965/2175180314362022e0302. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180314362022e0302. Acesso em: 7 jul. 2023. BOEIRA, Daniel Alves. CPI do Menor: infância, ditadura e políticas públicas (Brasil, 1975- 1976). Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História UDESC, Florianópolis, SC, 2018. Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n - Dois Irmãos, Recife/PE - Brasil. http://www.pgh.ufrpe.br/ Fone: (81) 3320-6461 E-mail: secretaria.pgh@ufrpe.br/coordenacao.pgh@ufrpe.br DAMINELLI, Camila Serafim. Uma Fundação para o Brasil jovem: Funabem, Menoridade e Políticas Sociais para infância e juventude no Brasil (1964-1979). 2019. 348 f. Tese (Doutorado em História)–Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: < https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/2551/Camila_Serafim_Daminelli_final_158334398 35848_2551.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2021. FRONTANA, Isabel. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo. São Paulo: Edições Loyola, 1999. MACHIESKI, Elisangela da Silva. Infâncias em processo: direitos, famílias, (des)abrigamentos. Santa Catarina, década de 1990. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

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