Ementa/Descrição: |
Tecnologia e Cultura Digital no mundo contemporâneo. O conceito de Mediação. Contribuições da perspectiva Histórico Cultural. Modalidades e meios mediais. Mediação semiótica. Meios e suporte tecnológico para a difusão da ciência. Processos síncronos e assíncronos. Educação e mobilidade. O rádio na educação: história e desafios. O potencial das redes sociais. Podcasting de áudio e vídeo. Os ambientes virtuais de aprendizagem. Cinema e educação. Produção fotográfica e autoria. Aplicativos com recursos 3D: simulação e representação. Jogos educativos. Tecnologia e novas estratégias de avaliação. Atividades coordenadas pelo NEaD-UFRJ.
REFERÊNCIAS
1- Almeida, F. J.; Almeida, M. E. B. B. Liderança, Gestão e Tecnologias: Para a Melhoria da Educação no Brasil. São Paulo: Parceria PUC-SP/Microsoft. 2006.
2- Almeida, F. J.; Fonseca Júnior, F. M., Projetos e Ambientes Inovadores. Brasília: MEC-Proinfo, 2000.
3- Barba, C.; Capella, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Artmed, 2012.
4- Castells, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, Sociedade e cultura. 4. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2000.
5- Cotton, B.; Oliver, R. Understanding Hypermedia. New York: Phaidon, 1999.
6- Gilbert, J.; Visualization in science education. New York: Springer
7- Gupta-Bohowon, M. et. al.; Chemistry Education in the ICT age. New York: Springer, 2009.
8- Habraken, C. L. Integrating into Chemistry Teaching Todays Students Visuospatial Talents and Skills, and the Teaching of Todays Chemistrys Graphical Language. Journal of Science Education and Technology, v. 13, n. 1, 2004.
9- Hokyoung, R.; Parsons, D.; Innovative mobile learning. New York: Hershey, 2009.
10- Kress, G.; Multimidality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
11- Kress. G. et. al.; Multimodal teaching and learning. London: Continuum, 2001.
12- Meszaros, I.; O Poder da ideologia. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004.
13- Moran, J. M. Ensino e educação de qualidade. In: Moran, J. M.; Masetto, M.; Behrens, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2012.
14- Santaella, L. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora, visual, verbal. Aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
15- Sha, L.; Looi, C.-K.; Chen, W.; Zhang, B. H.; Understanding Mobile Learning from the Perspective of Self-Regulated Learning. Journal of Computer Assisted Learning, v. 28, n. 4, 2012.
16- Souza, R. R.; Alvarenga, L.; A web semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 132-141, jan. /abr. 2004.
17- Ultay, N.; Calik, M.; A Thematic Review of Studies into the Effectiveness of Context-Based Chemistry Curricula. Journal of Science Education and Technology, v. 21, n. 6, 2012.
18- Vygotsky, L. A.; A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
19- Vygotsky, L. A.; Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
20- Wong, L. -H.; Chen, W.; Jan, M.; How Artefacts Mediate Small-Group CoCreation Activities in a Mobile-Assisted Seamless Language Learning Environment. Journal of Computer Assisted Learning. v. 28, n. 5, 2012. |