Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife, 04 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA-PRPG (11.01.29.17.36)
Código: PHIS7390
Nome: HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA NO TEMPO PRESENTE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A historiografia e suas questões entre a escrita e o ensino de história. O ensino de história e seus pressupostos historiográficos entre os séculos XX e XXI. A produção historiográfica e o ensino de história. A História ensinada e a constituição da memória política e social. --------------- BIBLIOGRAFIA: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique. (Orgs.). Passados Recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro, Editora UFRJ; Editora FGV, 1998. BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo. Editora da Unesp, 1992. CARDOSO, Ciro F.& VAINFAS, Ronaldo. Os domínios da História: ensaio de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997. DE CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2008. GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Repensando os domínios de Clio: as angústias e ansiedades de uma disciplina. Revista Catarinense de História, n. 5, p. 5-20, 1998. ______. Historiografia e cultura histórica. Ágora, v. 11, p. 31-47, 2005. ______. Usos da história: refletindo sobre identidade e sentido. História em Revista. Pelotas/RS, v. 6, p. 21-36, 2000a. OLIVEIRA, Maria da Glória de. Historiografia, memória e ensino de história: percursos de uma reflexão. Revista História e Historiografia, n. 13, dezembro de 2013, p. 130-143. ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2009. RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010. __________. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010. __________. Reconstrução do passado. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
Referências:

SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss09.producao-jboss09 v4.17.3-1