Ementa/Descrição: |
A historiografia e suas questões entre a escrita e o ensino de história. O ensino de história e seus pressupostos historiográficos entre os séculos XX e XXI. A produção historiográfica e o ensino de história. A História ensinada e a constituição da memória política e social.
---------------
BIBLIOGRAFIA:
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; GONTIJO, Rebeca (orgs.). Cultura política e leituras do
passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique. (Orgs.). Passados Recompostos: campos e canteiros da
história. Rio de Janeiro, Editora UFRJ; Editora FGV, 1998.
BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo. Editora da Unesp, 1992.
CARDOSO, Ciro F.& VAINFAS, Ronaldo. Os domínios da História: ensaio de teoria e
metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997.
DE CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2008.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. Repensando os domínios de Clio: as angústias e ansiedades
de uma disciplina. Revista Catarinense de História, n. 5, p. 5-20, 1998.
______. Historiografia e cultura histórica. Ágora, v. 11, p. 31-47, 2005.
______. Usos da história: refletindo sobre identidade e sentido. História em Revista. Pelotas/RS, v. 6, p. 21-36, 2000a.
OLIVEIRA, Maria da Glória de. Historiografia, memória e ensino de história: percursos de uma
reflexão. Revista História e Historiografia, n. 13, dezembro de 2013, p. 130-143.
ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca (orgs.). A escrita da história
escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2009.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: fundamentos da ciência histórica. Brasília:
Editora Universidade de Brasília, 2010.
__________. História viva: teoria da história: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.
__________. Reconstrução do passado. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn
Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora UFPR, 2010. |