Ementa/Descrição: |
EMENTA: ESTRUTURAR CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA EM SALA
DE AULA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM ENSINO DE
QUÍMICA E DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BÁSICA:
LOPES, A. C. CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA. 1 ED. ÍJUÍ-RS: EDITORA UNIJUÍ, 2007.
CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G. DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS. 1 ED. SÃO PAULO: FTD, 1999.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE CIÊNCIAS - DO CONHECIMENTO
COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. 5 ED. PORTO ALEGRE: ARTMED, 2009.
COMPLEMENTAR:
SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO. 1 ED. IJUÍ-RS: EDITORA
UNIJUÍ, 2010.
CARVALHO, A. M. C. ENSINO DE CIÊNCIAS - UNINDO A PESQUISA E A PRÁTICA. 1 ED. SÃO PAULO:
CENGAGE LEARNING, 2004.
BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X. PESQUISAS
EM FENÔMENOS DIDÁTICOS - ALGUNS CENÁRIOS. 1 ED. RECIFE: EDITORA UFPE, 2010.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. ENSINO DE CIÊNCIAS -
FUNDAMENTOS E MÉTODOS. 4 ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2011.
NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B.L. FUNDAMENTOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS
NATURAIS E DA MATEMÁTICA: O NOVO ENSINO MÉDIO. 1 ED. PORTO ALEGRE: SALINAS, 2004. |