| Ementa/Descrição: |
Produção de carnes a nível nacional e internacional. Bem estar animal e a qualidade da matéria prima cárnea. Estrutura e composição da carne. Produção de derivados cárneos e embutidos, frescais, curados e curados cozidos. Produção de carne de aves e suína, produtos e derivados. Alterações durante o processamento e armazenamento de carnes e derivados. Subprodutos na indústria de carnes. Boas práticas de produção. Inovação tecnológica.
-
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I
Qualidade
• O Agronegócio e a pecuária, importância e desenvolvimento de técnicas inovadoras da bovinocultura e a evolução genética animal no aumento da qualidade da carne no cenário mundial;
• Abertura do cenário comercial brasileiro e sua inserção internacional no agronegócio e a cadeia produtiva de gado de corte;
• Bem estar animal, abate humanitário e abate religioso, e a qualidade da matéria prima;
• Inspeção e tecnologia de abate de bovinos, suínos e aves, operações pré-abate e operações do processo de abate. Classificação e tipificação de carcaças de bovinos, suínos e aves;
• Ciência da carne: estrutura do músculo e tecidos associados, Estrutura das fibras musculares. Tipos de tecidos musculares. Composição química da carne: proteínas, lipídeos, carboidratos, água, enzimas e minerais. Valor nutritivo da carne;
UNIDADE II
• Manejo ante mortem e qualidade da carne: contaminações por agentes de ordem física, química e de origem biológica, durante o abate. Atributos intrínsecos de qualidade como maciez, sabor, quantidade de gordura. Resfriamento da carcaça durante a obtenção, processamento, transporte e comercialização. Cortes comerciais de carcaças bovinas e suínas.
• Ingredientes não cárneos utilizados no processamento industrial da carne: enzimas, antioxidantes, redutores, emulsificantes e ingredientes especiais necessários para ocorrência das transformações químicas e físicas que ocorrem com os compostos durante a mistura, cura, fermentação e cozimento de derivados cárneos. Envoltórios naturais e artificiais.
• Industrialização de embutidos de massas fina e grossa. Tecnologia de fabricação de lingüiça frescal, paio, salame, apresuntado e hambúrguer. Elaboração de emulsão cárnea: ligadores e enchedores. Principais defeitos em embutidos frescal, curados crus e cozidos.
• Industrialização de produtos cárneos curados fermentados e não fermentados. Tecnologia de fabricação do charque e da carne de sol. Processo de conservação por defumação. Defeitos em produtos cárneos curados;
• Produção de carne de aves e suína, produtos e derivados e subprodutos da indústria da carne.
UNIDADE III
• Tecnologias de maturação de carnes e inovações tecnológicas;
• Regulamentos Técnicos de identidade e Qualidade (RTIQ) e Características físico-químicas e sensoriais
• Inocuidade da carne
• Ferramentas de qualidade: BPF, POP, PSO, PPHO, e APPCC
• ISO 22.000
BIBLIOGRAFIA
AZEVEDO, Lúcio Calefi de et al. Qualidade da carne. São Paulo, SP: Varela, 2006. 240 p.
CAMPBELL-PLATT, G. Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1ª ed. São Paulo/SP: Manole. 2014. 548p.
COELHO, D.T., ROCHA, J.A. Práticas de Processamento de Produtos de Origem animal. 3. Ed. Viçosa/MG: UFV, 2005.
GOMES, J. C. Legislação de alimentos e bebidas. 2. Ed. Viçosa/MG: UFV, 2007.
GOMIDE, L.A.M., RAMOS, E.M., FONTES, P.R. Tecnologia de Abate e tipificação de carcaças. 2ª ed. Viçosa/MG: UFV, 2014. 336p
ICMSF. Microrganismos em Alimentos 8: Utilização de Dados para Avaliação do Controle de Processo e Aceitação de Produto. 1. ed. Ed. Blucher: São Paulo/SP. 2015.
KOBLITZ, MARIA GABRIELA BELLO. Matérias-primas Alimentícias - Composição e Controle de Qualidade.Ed. Guanabara Koogan: São Paulo/SP, 2011.
LIMA, U. A (coord.). Matérias-primas dos alimentos: Parte I – Origem vegetal e Parte II – Origem animal. Ed. Blucker. 1. Ed. 2010.
ORDÓNEZ, J.A (Coord.). Tecnologia de alimentos. Volume 2 – Alimentos de Origem animal. Porto Alegre: Artmed, 2005.
PASTORE, G. M. BICAS, J. L., MARÓSTICA-JUNIOR, M. R. Biotecnologia de Alimentos - Vo |