Ementa/Descrição: |
DISCUTIR SOBRE AS INFÂNCIAS EM SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES. HISTÓRIA DA INFÂNCIA E O CONTEXTO NO QUAL AS CONCEPÇÕES FORAM CRIADAS. PARADIGMAS QUE ORIENTAM OS ATUAIS ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA NAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, QUESTIONANDO A NATURALIZAÇÃO, IRRACIONALIDADE E UNIVERSALIZAÇÃO DESSA ETAPA DA VIDA. DIFERENTES ÁREAS DA INFÂNCIA COM PERSPECTIVA TEÓRICO METODOLÓGICAS DIVERSAS QUE PRODUZEM VISÕES FRAGMENTADAS. PROMOVER REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR, CONSIDERANDO A CONDIÇÃO DA CRIANÇA COMO UMA CONDIÇÃO BIO PSICO HISTÓRICO E SÓCIO-CULTURAL. DISCUTIR A FAMÍLIA, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E A POLÍTICA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA. APRESENTAR E DISCUTIR INDICADORES SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS CRIANÇAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROTEÇÃO. COMPREENDER A INFÂNCIA NUMA PERSPECTIVA TOTALIZANTE QUE RESGATE SUA UNIDADE CONSTITUTIVA. |