Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife, 04 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CULTURAS E IDENTIDADES-PRPG (11.01.29.17.16)
Código: PECI7306
Nome: INFÂNCIA E CONTEMPORANEIDADE - REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: DISCUTIR SOBRE AS INFÂNCIAS EM SUAS DIFERENTES CONCEPÇÕES. HISTÓRIA DA INFÂNCIA E O CONTEXTO NO QUAL AS CONCEPÇÕES FORAM CRIADAS. PARADIGMAS QUE ORIENTAM OS ATUAIS ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA NAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, QUESTIONANDO A NATURALIZAÇÃO, IRRACIONALIDADE E UNIVERSALIZAÇÃO DESSA ETAPA DA VIDA. DIFERENTES ÁREAS DA INFÂNCIA COM PERSPECTIVA TEÓRICO METODOLÓGICAS DIVERSAS QUE PRODUZEM VISÕES FRAGMENTADAS. PROMOVER REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR, CONSIDERANDO A CONDIÇÃO DA CRIANÇA COMO UMA CONDIÇÃO BIO PSICO HISTÓRICO E SÓCIO-CULTURAL. DISCUTIR A FAMÍLIA, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E A POLÍTICA DE ATENDIMENTO À INFÂNCIA. APRESENTAR E DISCUTIR INDICADORES SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS CRIANÇAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROTEÇÃO. COMPREENDER A INFÂNCIA NUMA PERSPECTIVA TOTALIZANTE QUE RESGATE SUA UNIDADE CONSTITUTIVA.
Referências:

SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss06.producao-jboss06 v4.17.3-1